Atualmente, a internet tornou-se uma ferramenta essencial para a divulgação de produtos e serviços. No ramo do Direito, o marketing jurídico é uma estratégia orientada para os advogados, como forma de seguir corretamente as diretrizes da Ética e princípios de transparência do segmento.
No entanto, a publicidade na advocacia é algo delicado. Aliás, os profissionais que não seguem os princípios definidos pelo Código de Ética podem sofrer represálias.
Por esse motivo, o artigo de hoje vai mostrar se o advogado pode fazer propaganda, as principais características do marketing jurídico e quais os limites da publicidade na advocacia. Acompanhe a leitura!
O que é e como funciona o Marketing Jurídico?
O marketing jurídico consiste em um conjunto de iniciativas e estratégias de divulgação, com objetivo de fortalecer a imagem dos profissionais do Direito, seja de um escritório de advocacia ou de advogados autônomos, por meio de canais digitais.
Contudo, é importante frisar que esse tipo de marketing segue as normas estipuladas pelo Código de Ética da OAB (Organização dos Advogados do Brasil).
Em resumo, o marketing jurídico deve orienta-se por determinações legais, ainda assim divulgando o serviço advocatício para conquistar mais clientes e estreitar o relacionamento dos profissionais com a audiência.
Por essa razão, o marketing jurídico segue uma metodologia própria, com planejamento e desenvolvimento de estratégias personalizadas. Assim, é possível mensurar os resultados efetivos de cada ação, destacando o seu escritório ou trabalho da concorrência.
Qual a importância do Marketing Jurídico?
Hoje em dia, a internet faz parte da vida de todos. É difícil pensar em um negócio que não tenha, por exemplo, um site ou ao menos um perfil nas redes sociais. Afinal de contas, o próprio comportamento do consumidor se alterou e é comum que as pessoas procurem por produtos/serviços online.
Diante dessa realidade, o marketing jurídico se expande cada vez mais. Como consequência, os escritórios e advogados precisam se integrar a esse contexto, se não, correm o risco de “ficar para trás” e não alcançar o reconhecimento esperado no mercado.
Portanto, o investimento em marketing jurídico é, atualmente, imprescindível para os profissionais e escritórios que desejam se destacar e conquistar mais clientes.
Além do mais, ao implementar as estratégias de marketing jurídico, você pode alcançar pessoas mais propensas a fechar negócio, visto que os clientes já vão conhecer um pouco da sua área de atuação e compreender como o seu escritório funciona.
Dessa maneira, você atrai o perfil certo de cliente, diante do seu modelo de trabalho. Como consequência, há um aumento no número de serviços fechados e ampliação da sua imagem no mercado.
O que pode e o que não pode no Marketing Jurídico?
O Código de Ética da OAB estabelece uma série de diretrizes da publicidade na advocacia, incluindo um capítulo inteiro que trata sobre o assunto – o provimento 94/2000. Segundo essa regulamentação, é possível verificar se o advogado pode fazer propaganda, bem como as regras que devem ser seguidas.
De acordo com a norma:
- O advogado pode anunciar seus serviços profissionais, individuais ou coletivos, de maneira discreta e moderada, tendo como finalidade principal o compartilhamento de informações, sendo vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
- O advogado pode fazer propaganda informativa, desde que se limite a levar o conhecimento à audiência, com dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia prestados.
Portanto, de acordo com o Código de Ética da OAB, a publicidade na advocacia está centrada majoritariamente na informação. Por esse motivo, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas pelos advogados, como a divulgação de textos informativos em blogs e demais plataformas.
Mas, o que não pode no marketing jurídico?
Embora o marketing jurídico ofereça muitas possibilidades de divulgação aos advogados, há uma série de regras e determinações que impedem certos tipos de propaganda. Sendo assim, não é permitido:
- Anunciar em catálogos empresariais, em rádio, TV ou locais de utilização pública;
- As placas do escritório não podem ser extravagantes, com estampas e cores chamativas, bem como fazer uso de objetos estranhos ao Direito;
- Usar fotos de edifícios de tribunais em qualquer material de divulgação, incluindo em conteúdos da internet;
- Divulgar informações sobre o valor cobrado pelos serviços ou fixar honorários;
- Divulgar serviços através de e-mail.
Tendo essas regras em vista, fica mais fácil estabelecer um planejamento assertivo com as regras do marketing jurídico.
Dicas de marketing jurídico para começar agora
Se você está querendo começar a divulgação do seu escritório, o primeiro passo é justamente conhecer as regras do marketing jurídico. Dessa forma, você estabelece as principais iniciativas para começar a sua propaganda.
Feito isso, você pode iniciar algumas estratégias que oferecem bons resultados para os advogados. São elas:
- Criação de um blog para divulgação de conteúdo informativo;
- Aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca;
- Divulgação informativa em redes sociais, como Facebook e Instagram;
- Identificação do seu nicho de atuação, para elaboração de conteúdo direcionado e alinhado com a audiência.
A partir dessas estratégias, você verá que o seu escritório e/ou imagem profissional irá crescer no mercado. Posteriormente, você deverá verificar os resultados do marketing jurídico e aprimorá-lo, conforme as necessidades.
Gostou de saber mais sobre marketing jurídico? O que acha de compartilhá-lo em suas redes sociais?